• Click aqui

    Festival gastronômico de Búzios começa “bombando”



     Superando todas as expectativas de organização e público, foi aberta oficialmente neste ultimo final de semana a 11ª. Edição do Festival Gastronômico de Búzios, envolvendo 46 restaurantes da Orla Bardot, Rua das Pedras, Manuel Turíbio de Farias e Porto da Barra, em Manguinhos. Com preços variando entre R$10,00 (entradas e sobremesas) e 15,00 (pratos principais), o festival, aberto na sexta teve três noites regadas com apresentações de músicos em vários pontos do circuito. O festival foi incrementado mais ainda pelo evento paralelo promovido pela Secretaria Adjunta de Comunicação e Cultura, oCurta na Praça, com a exibição de filmes de graça para o publico.
    Cerca de 20 jornalistas formadores de opinião convidados pelos organizadores não só aprovaram os pratos oferecidos e a dinâmica da festa, como já deram uma repercussão positiva ao evento, que deve continuar “bombando” no próximo final de semana segundo analisou o secretário de Turismo do município, Cristiano Marques. Ele citou, por exemplo, matérias publicadas no Veja Rio, Folha de São Paulo, O Globo, entre outros veículos. 
    De acordo com o secretário, os três últimos meses que antecederam ao evento foram de intenso trabalho, planejando os detalhes, mas valeu a pena todo o esforço e zelo da equipe envolvida. Em sua opinião, este foi o melhor festival gastronômico de todos até agora, já que houve inovações a nível de estrutura e cultural, como os músicos e o cinema na praça, e a idéia  das mesas com clássicos da “cozinha buziana” feitos por moradoras que fazem parte da história da cidade. 
    - Além das especialidades dos chefs nos restaurantes tivemos a comida simples, feita no dia a dia pelas famílias dos pescadores, o que agradou bastante ao público de uma forma geral.  Quem não gosta da chamada culinária caiçara buziana? É difícil resistir a uma sopa de mariscos, a um arroz de mexilhão e a nossa carne seca com pirão.
    Ele observou que foi importante também a parceria da prefeitura com a Via Lagos, através de Luciana Sampaio, que projetou duas mídias de efeito na entrada da Ponte e ao longo da estrada, atraindo visitantes.  O secretário considerou muito bom ver o setor de hotelaria satisfeito por 85% de freqüência confirmada. Acrescentou ele que espera com o sucesso do festival este ano, ter um calendário oficial  para 2013.
    - Quero copiar o modelo de Parati, e projetar nosso calendário em vários idiomas já a partir do ano que vem colocando nele todos os principais eventos na cidade. Precisamos muito de nosso calendário oficial, porque trará credibilidade ao setor turístico e trará aquecimento a economia, concluiu.   
        O evento prossegue na sexta feira, dia 13, coincidindo agora com outra grande atração cultural na cidade, o MPB Búzios 2012, que vai dar um sabor ainda mais especial à culinária buziana.  Na Praça Santos Dumont, nesta sexta tem Mulheres de Chico; sábado, dia 14, MPB4; e domingo, dia 15, Arranco de Varsóvia. Bom festival!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia