• Click aqui

    Acia participa de reunião sobre segurança e propõe monitoramento das ruas






     O presidente da Associação Comercial de Cabo Frio, Walmir Porto, participou, hoje de manhã, de uma reunião sobre Segurança Pública convocada pela Câmara de Cabo Frio, através do vereador Emanoel Fernandes. Durante o encontro, que contou ainda com a participação de autoridades de São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e Araruama, o comandante do 25º, coronel Ruy França, ouviu atento todas as reivindicações e sugestões apresentadas. O baixo efetivo da corporação foi um dos problemas apontados pelos presentes na reunião. O presidente da Acia, Walmir Porto, ao fazer uso da tribuna, lembrou que muitos empresários estão sendo prejudicados por conta dos assaltos, assunto que já chegou a ser abordado numa das edições do projeto “Café Com Ideias”, realizado pela entidade no ano passado, com a presença do delegado Luiz Cláudio Cruz, e pelo então comandante do 25º, tenente coronel Samir Vaz.
    - Precisamos de mais efetivo, precisamos de um novo batalhão, mas sabemos que nada disso vai acontecer. Eu mesmo já estive com o secretário estadual de Segurança e ele me afirmou com todas as letras: não vai haver aumento de efetivo nem a construção de um novo Batalhão. Então a discussão tem que ser outra: a prevenção. Enquanto ficarmos batendo somente nessas duas teclas as coisas não vão mudar, e não só o comércio, mas toda a população continuará sofrendo – comentou Walmir, sugerindo, em seguida, que seja implantado em Cabo Frio um Centro de Monitoramento comandado pela Polícia Militar. “Embora não seja minha área, me coloco à disposição para ajudar, se for preciso” – completou o presidente da Acia.
    Após ouvir todas as queixas apresentadas, o comandante Ruy França confirmou que não existem planos de reforço nem de construção de um novo Batalhão na região, lembrando que a prioridade do Governo do Estado é a implantação das UPPs.
    - Problema de efetivo existe em todos os batalhões do Estado, não é uma exclusividade dessa região. Mas concordo com Walmir Porto que a prevenção é a melhor arma neste momento. E a ideia sobre a Central de Monitoramento é ótima, e nos ajudaria muito se fosse mesmo implantada porque preveniria determinadas ações, além de ser mais uma ferramenta ligada à segurança pública. É uma ideia que vem em bom tempo, e se a Acia puder mesmo nos ajudar, estaremos juntos trabalhando nesta ação – festejou o comandante.
    A reunião do “Café com Ideias” que discutiu segurança pública aconteceu em junho do ano passado, na Branca Confeitaria. Ela foi motivada por uma onda de assaltos ao comércio que vinha amedrontando, principalmente, o Centro da cidade. Alguns empresários relataram ter sido assaltados sete vezes em um ano. Na ocasião, foi anunciada uma parceria entre a Associação Comercial e a 126ª Delegacia de Polícia, através da criação de um canal direto de comunicação entre a polícia e o empresário, através da Acia. Mais de 200 empresários participaram desta edição do “Café Com Ideias”, que também teve a participação do secretário municipal de Segurança Pública, Adalberto Porto, do comandante do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, tenente-coronel Rodrigo Bastos, do deputado estadual Janio Mendes, além de representantes da OAB, da Câmara Municipal de Cabo Frio e do Conselho Comunitário de Segurança da cidade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia