• Click aqui

    Turismo apresenta a Ecoart Fashion Show em Cabo Frio



    Casa Artesanal vai expor o melhor da arte reciclável em manifestação turística no domingo de Páscoa

    "Trabalhos feitos com coco, semente, osso, alumínio e muito mais". É o que promete a secretaria de Turismo, através da Casa Artesanal, em parceria com a COMSERCAF para o desfile com foco na arte dos recicláveis e inclusão social – a Ecoart Fashion Show – evento que será realizado no próximo dia 20 de abril, domingo de Páscoa, às 21h, na Praça Verde do Guta, na Praia do Forte, fechando assim as festividades pelo dia do Artesão, comemorado no dia 19 de março.

    A intenção do projeto, segundo a coordenadora do segmento Artesanato da Sectur e idealizadora do desfile, Vânia Carvalho é mostrar ao público como os artesãos podem transformar peças que vão para o lixo, em verdadeiras obras de arte.

    - Queremos com isso conscientizar as pessoas sobre a importância de não jogar lixo na rua e na praia, porque elas mesmas podem transformar aquilo que não tem mais uso em trabalhos maravilhosos. Além disso, pessoas com problemas de inclusão social, podem se tornar capacitadas para esse mercado de trabalho, através do artesanato reciclável.

    Vânia defende que a Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo é a grande incentivadora desta nova maneira de fazer artesanato em Cabo Frio, onde o segmento se completa com a questão ambiental no momento que fomenta a economia sustentável.

    - Afinal, os turistas ficam encantados quando encontram peças feitas de material reaproveitado e resíduos naturais, agora com parceria com a Comsercaf, que vai render muitos frutos depois dessa maravilhosa experiência proporcionada pelo governo Alair Corrêa.

    O produtor e agenciador de modelos Soró Luiz e as Amigas da Mama de Cabo Frio estarão apoiando o evento que fecha a comemoração pelo dia do Artesão com chave de ouro.

    - No desfile serão cerca de 10 artesãos que irão confeccionar as peças, mas na produção teremos a participação de uns 15 artistas. Teremos muitas surpresas. Vale a pena conferir e participar deste grande evento – convida a coordenadora, destacando que “o artesanato é um dos instrumentos de apelo turístico para fomentarmos nosso mercado consumidor”.

    - O governo Alair Corrêa se preocupa com o futuro da cidade pós-petróleo e, por isso se antecipa no fortalecimento de segmentos que vão estar diretamente ligados com essa perspectiva econômica de sobrevivência após a perda dos royalties. Com a beleza de tantos trabalhos que valorizam nossa cultura, nossa arte e nossa cidade a partir do momento que agregamos originalidade, criatividade e tradição em cada peça, fortalecemos nosso turismo e consequentemente nossa economia com esse gesto de reconhecimento e desse potencial que está nas mãos de cada artesão.


    Depois do sucesso do Dia do Artesão, agora é pensar em trabalhar a próxima novidade. E ela vem cheia de irreverência, modernidade e conscientização, garante a coordenadora.


    – Trazer a importância da preservação do nosso meio ambiente através de uma economia sustentável gerada pelo artesanato é agora nossa intenção. Nossa arte se mostra peça importante dentro de vários contextos sociais, turísticos, ambientais e econômicos. Sendo assim, trabalharemos este segmento sempre pensando no futuro pós-petróleo – concluiu Vânia Carvalho.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia