• Click aqui

    Prefeitura replanta vegetação nativa na orla da Praia do Forte



    Técnicos cercam área das corujas e replantam mais de seis mil mudas de várias espécies
      
    Quem passa pela orla da Praia do Forte já pode observar que grande parte da faixa de areia entre a pista e a praia está mais verde. A mudança no cenário faz parte do replantio da vegetação nativa, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).

    A revitalização da vegetação faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura de Cabo Frio, o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), caracterizado por um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

    – Cumprimos todo o TAC, incluindo o replantio da vegetação nativa. Em frente aos novos quiosques construímos passarelas para proteger a vegetação. Agora já podemos ver o resultado da devolução da beleza natural da Orla – disse o prefeito Alair Corrêa, que tem acompanhado pessoalmente o trabalho dos técnicos e biólogos da secretaria de Meio Ambiente.

    Mais de seis mil mudas de vegetação nativa já foram replantadas
    O PRAD é fruto de uma parceria entre as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da COMSERCAF. Biólogos e botânicos da SEMA fizeram um estudo minucioso em todo o local e estão replantando mais de seis mil mudas de várias espécies nativas.  A área também recebe cercamento nas dunas, demarcando a área de preservação. Dentre as espécies plantadas estão guriris, ipoméas, bromélias, cactos palma, clúsias, iúcas, pitangas, aroeiras, canudos pito, sóforas, sumarés, lírios da praia, cactos, canelas amarelas da praia e jacarés.
     
    Segundo o secretário de Meio Ambiente, o biólogo Jailton Dias Nogueira Junior, a preservação da vegetação nativa requer cuidados permanentes, pois no local existem várias espécies de mata atlântica, aves e animais que compõe o ecossistema local. Um trecho da areia recebeu atenção especial porque corujas tem usado o local para fazer ninhos.

    – Além da vegetação nativa, o cercado das corujas também está sendo preservado, pois elas permanecem no local cerca de 20 dias, para que seus filhotes cresçam e possam migrar para outras dunas – disse Jailton.

    A Prefeitura também instalou placas para orientar os frequentadores da praia sobre os limites das áreas de preservação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia