• Click aqui

    Tudo pronto para o X Festival Internacional de Dança de Cabo Frio


    Rede hoteleira se envolve e colhe resultados

    Começa a contagem regressiva para o Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, que acontece de 2 a 7 de setembro, no Complexo Esportivo Aracy Machado, na Rua Henrique Terra, no Portinho e é realizado  pela Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria municipal de Turismo e da COMSERCAF.

    Faltando apenas quatro dias para o evento, mais de 1.500 bailarinos estão inscritos para concorrer em oito modalidades da dança: Clássicos de Repertório, Clássico, Dança Contemporânea, Danças Populares, Dança de Salão, Dança de Rua, Jazz e Estilo Livre.

    Representantes de nove estados brasileiros (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Ceará, Goiás, Pará e Rio Grande do Norte) e representantes de 5 países (Brasil, Argentina, Paraguai, Rússia e Estados Unidos) estarão participando do festival. Mais de 100 profissionais estão envolvidos na produção, trabalhando nos bastidores do evento, realizado no ginásio especialmente adaptado para a realização do evento.

    De olho no grande número de visitantes que Cabo Frio vai receber durantes o evento, os hoteleiros da cidade montaram pacotes especiais e ofereceram ao público do festival.

    - A rede hoteleira ofereceu pacotes especiais e está se preparando para atender da melhor forma os bailarinos que virão de diversas partes do Brasil e do exterior -, informa a turismóloga da secretaria municipal de Turismo, Luane Ferreira, destacando que o festival visa promover, difundir e valorizar a cultura através da dança, transformando a cidade em um grande centro cultural capaz de provocar o aumento do fluxo de visitantes no período do evento.

    De acordo com a organizadora, a empresária Márcia Sampaio, o Festival vai proporcionar apresentações de escolas, grupos e academias de dança de forma competitiva dentro de modalidades e categorias diversas. Nesta edição do evento serão realizados cursos de dança e premiações especiais a fim de estimular o conhecimento técnico dos participantes, entre outras ações.

    Todas as escolas de dança inscritas no festival receberão um kit com as informações do evento dentro de uma “ecobag” produzida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, desenvolvidos pela secretaria municipal de Assistência Social, utilizando como matéria-prima as lonas dos banners publicitários da última edição do festival. 

    No dia 2, a partir das 14h, a organização do festival em parceria com as secretarias de Educação, de Assistência Social e de Esportes e Lazer, realizará o Projeto Escola, que objetiva proporcionar a estudantes e educadores um espetáculo especialmente elaborado com fins educativos e culturais. Este projeto já se firmou como uma referência dentro do festival, inclusive, apresentando coreografias elaboradas por escolas públicas e projetos sociais do município. 

    A solenidade de abertura que acontece no dia 3, terá uma importante participação: 80 crianças do projeto social “Uma música em minha vida” se apresentam para abrilhantar o evento. Os menores têm entre 12 e 15 anos e farão a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Cabo Frio, com a participação da cantora Patrícia Rodrigues.

    Para isso, os músicos estão se preparando com afinco, sob a batuta do maestro Valquer Barbosa de Oliveira, idealizador e fundador do projeto “Uma música em minha vida”.  Algumas dessas crianças fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do CRAS Monte Alegre e Jardim Esperança da secretaria de Assistência Social. 

    Uma hora antes da abertura de cada dia, academias afiliadas da Prodança – Associação dos Profissionais de Dança de Cabo Frio farão apresentações no palco externo.

    Podem participar do Festival a comunidade em geral que terá a oportunidade de assistir gratuitamente grandes espetáculos, além dos benefícios trazidos pelo aumento do número de visitantes para a cidade.

    As coreografias apresentadas serão analisadas por um corpo de jurados composto por integrantes de expressão no meio artístico da Dança, sendo que pelo menos um deles é especialista no gênero que estiver sendo apresentado. Os trabalhos serão classificados com nota única e conceitual. 
    Durante o evento acontecerá a Feira da Dança com exposições e vendas de variados artigos, disponibilizados pelas principais marcas do mercado da dança.  O artesanato também estará presente no evento com exposição e vendas de cinco barracas da Casa Artesanal, duas do CRAS e uma da Feira do Canal.

    Confira a programação:
    2/9 - (terça-feira)
    14h- Projeto Escola- Mostra não competitiva, elaborada especialmente para as escolas públicas e projetos sociais de Cabo Frio.

    3/9 – (quarta-feira)
    18h- Abertura oficial com apresentação da Orquestra “Uma Música em Minha Vida”.
    Convidados Especiais:
    Vivian Navega Dias - Balé da Cidade de São Paulo / SP
    Anacã Cia. de Dança / SP
    19h- Mostra competitiva - Jazz
    21h- Mostra competitiva - Dança contemporânea

    4/9 – (quinta-feira)
    18h- Mostra competitiva - Danças Populares
    Convidada Especial:
    Anacã Cia. de Dança / SP
    19h- Mostra competitiva - Estilo Livre

    5/9 – (sexta-feira)
    17h- Mostra competitiva - Clássico
    Convidados Especiais:
    Ballet Marcia Sampaio - Cabo Frio / RJ
    Cia. de Dança Campos dos Goytacazes / RJ
    19h- Mostra competitiva – Clássico

    6/9 – (sábado)
    16h- Mostra competitiva - Clássicos de Repertório
    Convidados Especiais:
    Cecília Kerche - 1ª Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro / RJ
    Ballet Marcia Sampaio com a participação especial dos solistas do TMRJ: Flavia Carlos, Moacir Emanoel e Alef Albert / RJ
    Gustavo Carvalho e Yasmin Lomondo - Cia. Brasileira de Ballet- Ourinhos/SP
    Beatriz Póvoas e Lucas Leite - Cia. de Dança SESI Minas-Belo Horizonte/MG
    18h- Mostra competitiva – Clássicos de Repertório

    7/9 – (domingo)
    16h- Mostra competitiva – Dança de salão
    Convidados Especiais:
    Frank Ejara / SP
    Marcelo Bernadaz e Verónica Gardella- Buenos Aires/Argentina
    Marcelo Chocolate e Tais Benite / RJ
    Passinho - O espetáculo / RJ
    18h- Mostra competitiva - Danças urbanas

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia