• Click aqui

    Cabo Frio lança edital para eleição do Conselho Tutelar




    Interessados podem se inscrever a partir de 4 de maio

    O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cabo Frio (CMDCA) acaba de lançar edital para o processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares de Cabo Frio e Tamoios para o mandato de 2016/2019. O documento já foi encaminhado ao Governo Municipal para publicação, mas já está disponível para consulta no site www.conselhotutelar2016.blogspot.com. As inscrições acontecem entre os dias 4 de maio e 8 de junho (de segunda à sexta, das 10h às 16h) na sede do CMDCA (Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, na antiga prefeitura do Braga), e a eleição acontece no dia 4 de outubro deste ano.
    Todo o processo está de acordo com a Lei Federal n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, com a Lei Municipal nº 2.365, de 12 de julho de 2013, com a Lei Municipal nº 2.018 de 11 de maio de 2007, com a Resolução nº 170, de 10 de dezembro de 2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), sob a responsabilidade do CMDCA e a fiscalização do Ministério Público. Já o processo seletivo dos membros do Conselho Tutelar será conduzido pela Comissão Especial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, nos termos da Resolução nº. 170 do CONANDA, constituída pelos conselheiros representantes do governo (Carlos Eduardo Cesário dos Santos Chrisóstomo e Leandro Soares do Nascimento) e da sociedade civil (Cristiane Zotich, assessora de imprensa da Associação Comercial de Cabo Frio, e Rosa Brandão, presidente da ONG Cajef).
    O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Por conta do número de habitantes, a legislação prevê que Cabo Frio tenha dois Conselhos Tutelares: um no primeiro distrito e outro no segundo. Para cada um dos Conselhos serão eleitos cinco membros titulares e cinco suplentes, totalizando 10 vagas em cada um. O mandato é de quatro anos, sendo permitida somente uma reeleição. No entanto, o conselheiro em exercício que pretenda participar do novo processo eleitoral deve se afastar das funções, sem prejuízo da remuneração, a partir do dia 4 de julho. O período de campanha começa dia 1º de setembro, e a posse acontece no dia 10 de janeiro de 2016.
    Podem concorrer pessoas com idade superior a 21 anos com residência e domicílio eleitoral em Cabo Frio há, pelo menos, cinco anos. Também é exigida idoneidade moral, reputação ilibada e bons antecedentes, conclusão do Ensino Médio em instituição idônea reconhecida pelo MEC e comprovação de experiência na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente há pelo menos dois anos em instituições ou órgãos públicos devidamente inscritos no CMDCA ou em órgãos registrados nas esferas estadual, nacional ou internacional que desempenhem atividades no município de Cabo Frio, além de outros requisitos descritos em edital.
    O regime de trabalho do conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva, com 40 horas semanais (não incluídos plantões), além de disponibilidade para atendimentos noturnos, finais de semana e feriados, sendo proibido o exercício de qualquer outra atividade trabalhista pública ou privada durante o tempo de mandato. Para isso, os membros titulares receberão salário mensal no valor de R$ 2.148,90 além de outros benefícios previstos em edital, mas sem nenhum vínculo de natureza trabalhista ou estatutária com o município. No entanto, antes de ter o nome confirmado como candidato, os interessados em concorrer passarão por processos seletivos que envolvem prova de conhecimentos e avaliação psicológica. E após a eleição, passarão por curso de capacitação. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia