• Click aqui

    LEIAM E ENTENDAM - SENAI e ETF de Campos salvaram uma geração.

    Eu tenho pensado muito neste assunto diante de tantas ocorrências que tenho assistido, envolvendo menores de idade.  No programa de rádio, do qual faço parte, tenho gritado com toda a força para tentar fazer alguém escutar e se movimentar em nosso favor. Uma geração de jovens foi perdida por causa de interesses próprios e corrupção.  Para quem tem um pouco mais de 30 anos, vai entender bem o que quero dizer .  Depois de vários avanços na tecnologia, na modernização do transporte, na velocidade da informação, podemos afirmar que retrocedemos naquilo que era mais importante:  O investimento no ser humano.  Foi esquecido a afirmação de valores e deixamos que pessoas  de má índole e pensamentos distorcidos dessem as cartas . Revolucionários marcados pelo terror de outras épocas e que estiveram  no comando da nação, de uma forma vingativa dos tempos do militarismo, retiraram do currículo escolar a matéria “Moral e Cívica”. Hoje como isso faz falta.  Se aprendia a respeitar o mais velho, noções de cidadania e etc. Não estou aqui defendendo os militares, por favor, trabalho com jornalismo e sei o que outros colegas sofreram na defesa de nossos direitos, mas isso ficou no passado . Hoje professores na rede municipal enfrentam situações diárias de violência cometidas por crianças que mal desenvolveram os pelos da puberdade, onde vai chegar um tempo em que para estar numa sala de aula terão de usar colete a prova de balas e ter noções de defesa pessoal .   
    Volto ao saudosismo e lembro me bem da época em que se estudava para o Senai, na Álcalis,  ou Escola Técnica Federal de Campos , onde se aprendia muito nos cursos de  edificações, tornearia, eletricidade e por aí vai. Os aprovados no Senai entravam as 7:30hs., ficavam até as 17hs, e então iam para a escola de Segundo Grau, na parte da noite . Mesmos os que não passavam, estudavam depois / antes de ir para o colégio, tentando uma aprovação nestas duas instituições . Onde quero chegar? Estudávamos no tempo em estávamos fora do colégio na busca de um futuro onde enchêssemos nossos pais de orgulho e iniciássemos a nossa independência.  Essa geração foi salva por Deus, pelo SENAI e E. Técnica Federal de Campos.  No primeiro grau tínhamos os CIEP´s . Período integral para as crianças onde se alimentavam três vezes ao dia, com atendimento odontológico, competições esportivas e tudo mais. Até que veio um desses políticos de nada que simplesmente declarou : “ Filho de pobre não precisa estudar o dia todo, precisa de emprego.” Criando um desses projetos visando o dinheiro  e derrubando aquilo que um dia todos iriam se arrepender . Hoje, numa entrevista com o governador do nosso estado, o próprio me confidenciou que é um dos grandes erros cometidos em todos os tempos.  Uma geração foi perdida,  foi tirada delas a oportunidade de aprender e estudar mais. As suas vidas foram entregues ao tráfico de drogas, onde vivem como soldados capturados e jogados em “jaulas” de instituições. Se não mudarmos estas prioridades impostas para a população carente, ensinar algum ofício, onde verdadeiramente possam desempenhar e viver dela, no futuro eles estarão assaltando e, quem sabe até, matando pelas ruas, nos agredindo e a nossos filhos e netos.
    Precisamos de cursos que lhes dê base. Na região dos Lagos, se você quiser algum destes terá que desembolsar no mínimo 600 reais, em uma instituição particular. Onde está a vontade de fazer algo por alguém ?
    E as crianças ? Estou falando das  que hoje  tem seus 5 anos.  Elas precisam de uma chance de ter novos ídolos e não os criminosos que impõem suas próprias leis com arma na cintura e através do medo nas comunidades onde vivem.
    A verdadeira educação, em tempo integral,  não a aprovação de qualquer jeito onde crianças de 13 anos não sabem escrever o próprio nome, como investimento no ser humano, é a chave de um futuro melhor . Precisamos resgatar os soldados do crime dando-lhes oportunidade . Compartilhem esta ideia comigo.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia