• Click aqui

    Surfistas sem prancha vão invadir Búzios



    A Praia de Tucuns em Búzios será palco do primeiro Encontro dos Surfistas de Peito, ou bodysurf. Durante os dias, 25 e 26, a Prefeitura de Búzios, por meio da secretaria de Turismo, irá apoiar o encontro de surfistas veteranos e recrutas para praticar este esporte radical.

    De acordo com o organizador Paulo Croccia, mais de 80 pessoas de todas as idades irão participar. "É um esporte livre, de contato com o mar, eu pratico há 60 anos, e não abandono", disse. Paulo ressalta que após muitas tentativas, pela primeira vez foi possível realizar este evento, pois contou com o apoio do Governo Municipal.


    Diferente do surf mais tradicional, o praticante encara as ondas usando apenas o corpo, assim como o clássico 'pegar jacaré'. Segundo informações dos praticantes, o esporte também surgiu no Hawaii, e veio da observação de golfinhos que brincavam nas ondas, como uma prática de exaltação aos deuses da cultura local. 


    A prática, que também virou brincadeira de criança, pode ser tanto uma modalidade esportiva, quanto uma atividade de lazer. Como modalidade esportiva, é permitido o uso de nadadeiras (pés-de-pato) nos campeonatos, que anualmente são realizados em diversos países como França, Austrália, EUA (Havaí e Califórnia), México e Brasil, onde são realizadas manobras como o tubo, cortadas na parede das ondas, parafusos, entre outras.


    Haverá ainda uma câmera na praia que irá transmitir ao vivo, as imagens do encontro, através da página do facebook TucunsCheck, divulgando o esporte e a Praia de Tucuns.


    O secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, ressalta a importância de se aproveitar o que cada praia tem a oferecer, principalmente para os eventos esportivos. "Temos muitas praias em Búzios, e cada uma com sua característica própria em termos de correntes marinhas, ondas, tipo de areia, formações rochosas, ventos, servindo para a prática de variados tipos de esporte", conta. 


    Ainda segundo ele, o objetivo é fomentar o turismo em regiões ainda pouco conhecidas do balneário. "Queremos inserir os quatro cantos da cidade na rota do turista, principalmente com a queda na arrecadação dos royalties, precisamos fortalecer a indústria do turismo”.


    No sábado, dia 25, o evento começa às 10h e no domingo a competição inicia a partir das 8h30.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia