• Click aqui

    PROJETO “LER É UMA VIAGEM” VISITA IGUABA GRANDE



    As oficinas, voltadas para professores da rede pública de ensino, visam resgatar o prazer de ler e escrever cartas


    Na manhã desta quinta, 7, o programa de incentivo à leitura “Ler é uma Viagem” visitou Iguaba Grande, realizando oficinas de “Leitura e Escrita Criativa com Dom Quixote” para professores da rede pública. A iniciativa tem patrocínio da CCR ViaLagos e de todo o Grupo CCR.

    As oficinas são inspiradas na obra “Dom Quixote de Lobato”, na qual Dona Benta reúne as crianças do Sítio do Picapau Amarelo para ouvir as histórias de Dom Quixote de La Mancha, um fidalgo que ao ler romances de cavalaria, acredita que tenham sido verdadeiros e decide sair pelo mundo para viver sua própria aventura. A simpática vovó incorpora em cada fala todas as emoções do guerreiro aventureiro e consegue envolver tanto os personagens quando os leitores em uma atmosfera de emoção e diversão.

    O projeto lança mão do recurso da escrita de cartas, prática que vem se perdendo ao longo dos anos, para envolver os participantes. A primeira atividade proposta pela oficina é escrever uma carta, sem destinatário obrigatório. “Histórias emocionantes surgem nesse processo. As pessoas escrevem para entes queridos, contam sua trajetória de vida, relembram quando foi a primeira vez que leram ou quando escreviam cartas”, conta a idealizadora do projeto, a atriz Élida Marques.

    Na sequência, ela interpreta Dom Quixote, personagem título do projeto que, junto com seu fiel escudeiro Sancho Pança – vivido pelo músico Marlos Mateus - inicia a leitura de cartas, trazendo à tona toda a emoção colocada no papel. A atividade continua com todos lendo cartas de outros participantes e mostrando como é possível se encantar com cada linha. “Muitas pessoas afirmam não ler, mas estão se referindo apenas aos clássicos da literatura. Queremos mostrar que a leitura vai além deste formato”, aponta. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia