Auxílio
funeral e atual situação do cemitério foram os assuntos abordados
Na
Sessão Ordinária desta terça, dia 19 de maio, na Câmara Municipal de Iguaba
Grande, foi apresentado o ofício de resposta da Secretaria Municipal de
Trabalho e Ação Social aos fatos narrados pelo vereador Nilson Amorim na Sessão
Ordinária de nº 1414, que aconteceu no último dia 14 de maio.
Presente
na assistência, a subsecretária da pasta, Silvana Grimauth, enquanto
representante da Secretaria, foi convidada pelo vereador Paulo Rito à assumir a
tribuna para comentar o ofício e esclarecer novas dúvidas dos vereadores. A
princípio a subsecretária esclareceu que o anúncio do falecimento deve ser feito
pela Assistência Social do hospital à Secretaria de Saúde da residência do paciente.
“A obrigatoriedade de entrar em contato conosco não é da família, o serviço
social do hospital que tem a obrigação de entrar em contato com a nossa secretaria
de Saúde que faz o contato conosco que após uma avaliação liberamos o enterro social”,
afirmou Silvana.
Esclarecendo
a dúvida do vereador Nilson Amorim a respeito da quantidade de óbitos de
moradores de Iguaba Grande a subsecretaria afirmou: “A Secretaria tem apenas o
controle dos enterros sociais que são realizados com famílias de baixa renda através
do auxílio funeral , por isso esta informação deve ser obtida com a Secretaria
de Saúde”, concluiu.
Sobre
as observações feitas pelos vereadores Marcelo Wanderlei e Nilson Amorim a
respeito da estrutura do cemitério municipal a subsecretária afirmou que a
situação é crítica. “Hoje o cemitério tem 6 funcionários, sendo quatro coveiros,
um administrativo e o Charles que é o responsável. Nós sabemos que o cemitério
está em uma situação crítica que não pode mais receber novos enterros, queremos
aumentar, mas o INEA não libera as licenças. Atualmente estamos fazendo o estudo
de uma nova área”, afirmou Silvana.
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