• Click aqui

    Escolas Municipais de Cabo Frio no caminho da Roça



    As Festas Caipiras aproximam comunidade e escola e ainda ajudam a aquecer no tempinho frio de inverno


    As Escolas Municipais de Cabo Frio já estão pulando fogueira em ritmo de Festa Caipira. Os festejos costumam começar no mês de junho e só terminam com o encerramento do semestre, na segunda quinzena de julho, quando os alunos entram em recesso das atividades. Um ótimo momento para aproximar ainda mais as famílias da escola e animar as comemorações entre alunos, professores, funcionários e toda a comunidade.

    A criançada não economiza no modelito: escolhem os melhores trajes caipiras com direito a chapéu de palha, vestidos rodados, babados e tudo bem colorido. Meninos de bigode e meninas de pintinhas no rosto. Todos se esbaldam nas famosas barraquinhas de quitutes com
    maçã do amor, pipoca, caldos variados, cachorro-quente, cuscuz, salsichão, milho verde, canjica entre outras delícias.

    As apresentações também são caprichadas, com quadrilhas e danças sertanejas. Para enfeitar as escolas, muitas bandeirinhas, fogueiras e balões seguros para não estragar a brincadeira. Tudo lembra o caminho da roça, tipicamente brasileiro.

    No último sábado, nem mesmo a chuva espantou a alegria da turma do Arraiá do Renatão, na E. M. de Educação Especial Prof. Renato Azevedo.  O pátio ficou lotado. A mãe da aluna Raylin Batistelo, de 14 anos, a Mary Evelyn, conta que a filha ficou muito ansiosa com a festa e falou muito sobre o assunto.

    – Apesar de muito tímida ela quis se enfeitar, ensaiou a quadrilha durante toda a semana e até falou que queria vir para namorar. Estava muito empolgada para vir conosco. Depois que começou a estudar aqui nesta escola eu percebi que ela vem melhorando muito o relacionamento com outras pessoas, se expressando mais, se comunica com mais facilidade. Enfim, estou muito satisfeita com os resultados, comemora.

    A diretora da Escola, professora Jamaica Garcia Vidal, explica que as festas da Renato Azevedo são sempre animadas, com participação em peso das crianças e familiares.

    – É o momento deles. Muitos não têm oportunidade de estar em outras festas e aproveitam o nosso Arraiá para se acabarem na dança. Além disso, a nossa equipe é selecionada por Deus, todos da escola se dedicam em cada projeto, não medem esforços para estar aqui e organizar esta grande festa. Amamos o que fazemos aqui. Além desta festa, costumamos fazer os Encontros de Famílias mensalmente, mas não é tão animada e a participação é menor, explica.

    Outras escolas ainda farão seus festejos. Confira a programação com seus filhos e não deixem de participar. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia