• Click aqui

    UVA realiza Semana do Meio Ambiente

    A Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, preparou uma série de atividades para a Semana do Meio Ambiente, que será realizada de 1º a 3 de junho. Além das palestras, que ocorrerão diariamente, a partir das 19h, no auditório principal, haverá workshops, plantio de mudas nativas, observação de aves e mostra de projetos elaborados a partir do reaproveitamento de materiais, como pallets e garrafas PET.

    No primeiro dia, a palestra abordará o tema “Vegetação nativa dos ecossistemas da Baixada Litorânea”, com a participação dos professores Luiz Carlos Teixeira Júnior e José Henrique Macedo Moura. No dia dois, serão discutidos os assuntos experiências ambientais na gestão pública e gerenciamento de resíduos industriais com a presença de Fábio Jorge Dantas de Souza, secretário do Meio Ambiente do Município de Búzios, e Felipe Brasil, assessor de assuntos ambientais do Crea. Encerrando a programação, o tema “Biossensores – metodologias alternativas para detecção de poluentes no ambiente” será levantado pelo professor doutor Manildo Marcião de Oliveira, do Instituto Federal Fluminense.

    O plantio de mudas ocorrerá no primeiro dia, a partir das 16h, com o objetivo de revitalizar o estacionamento. Já a aula de campo, que terá como tema a avifauna da Região dos Lagos, está marcada para a manhã de quinta-feira (dia 2), sob a instrução do professor Eduardo Pimenta. Na ocasião, também ocorrerá a inauguração do viveiro de mudas nativas da Universidade. No dia dois, das 10h30 às 12h, a professora Claudia Oliveira ensinará os segredos para restauração de brinquedos. Já no dia três, o workshop ensinará técnicas de replantio de mudas nativas, com o analista ambiental Roberto Campolina, da secretaria de Meio Ambiente de Búzios.

    Sustentabilidade
    Com foco na sustentabilidade, os cursos de Engenharia estão elaborando projetos que serão apresentados durante a Semana do Meio Ambiente, reutilizando materiais como pallets, banners e garrafas PET. A ideia do grupo é reaproveitar ao máximo todo tipo de material, gastando o menos possível, para executar o trabalho. Entre os projetos que serão apresentados está um lounge com poltronas e mesas de pallets e pufes de garrafas PET. O painel da semana também está sendo montado com garrafas e iluminado com lâmpadas de LED.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia